INSTITUTO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO GALILEO DA AMAZÔNIA

Grupos de Pesquisa
Núcleo Multidisciplinar de Estudos Tecnológicos e Sócio ambientais da Amazônia
Repercussão

O Núcleo Multidisciplinar de Estudos Tecnológicos e Sócioambientais da Amazônia – NMETSA, criado no ano de 2019, conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM) e de professores de diversas Universidades do Amazonas, alunos de graduação e de diversos Programas de Pós-Graduação. O NMETSA está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo desenvolver novas tecnologias para o desenvolvimento social e ambiental – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Linhas de Pesquisa
A Área de Otimização de Processos Industriais, visa desenvolver Metodologias e Softwares para a otimização dos processos industriais alinhados com os níveis de Maturidade da Industria 4.0, utilizando benefícios oriundos da integração da IoT (Internet of Things) com Sistemas Inteligentes (Redes Neurais Artificiais, Algoritmos Genéticos, Lógica Fuzzy e outras Meta-heurísticas da Inteligência Artificial), no desenvolvimento de novas Tecnologias e Processos para aumentar a competitividade e a produtividade do setor industrial. A área de pesquisa proposta tem múltiplas aplicações profissionais, ao mesmo tempo em que permite uma visão holística promovendo a solução dos principais problemas existentes na indústria de processos (Manufatura) e de serviços.
A Área de Eficiência Energética e Qualidade de Energia, visa aplicar e gerar conhecimentos de modo a melhorar e otimizar o uso das fontes de energia do setor industrial instalado na região. Esta área abrange os sistemas de energia, onde se situam o planejamento, a operação e o controle da Geração, Transmissão e Distribuição de Energia, bem como o monitoramento e automação otimizada destes sistemas e equipamentos que fazem uso intensivo de energia.
O grupo de pesquisa em Energias e Meio Ambiente e Sustentabilidade tem por finalidade ampliar e fortalecer o desenvolvimento de pesquisas na Amazônia voltadas para o uso e à aplicabilidade das mais diversas tecnologias e áreas do conhecimento dimensionando conceitos e técnicas que possibilitem a aquisição, visualização, tratamento e análise destas informações em benefício do meio ambiente de forma sustentável. Ainda, na prática a missão do grupo é agregar o conhecimento através da troca de saberes entre pesquisadores e estudantes, e desta forma fomentar a consolidação da pesquisa e extensão na região Amazônica. As ações desenvolvidas pelo grupo também objetivarão a ampliação da rede de pesquisa no âmbito nacional e internacional voltadas para a aplicação de estudos e projetos ambientais que envolvam bioeconomia, biocosmética, bioinformática, química ambiental, ciência atmosféricas e ciências florestais, meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, o grupo de Energias e Meio Ambiente e Sustentabilidade, desenvolve projetos e tecnologias para o meio ambiente urbano como, nas áreas de recursos hídricos, tecnologias de biorremediação, tratamento e reaproveitamento de resíduos, educação ambiental na indústria como forma de remediação os impactos ambientais.
Qualidade de Energia
Repercussão

O Núcleo de Pesquisa em Qualidade de Energia (QE), criado no ano de 2010, conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Educação Galileo da Amazônia (ITEGAM) e de professores de diversas Universidades do Amazonas, alunos de graduação e de diversos Programas de Pós-Graduação. O QE está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo desenvolver pesquisas avançadas em: Diagnóstico Energético; Análise da Qualidade da Energia Elétrica e Energias Renováveis, primando pelo desenvolvimento social e ambiental – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Linhas de Pesquisa
Esta Área de pesquisa é voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias, processos e produtos que contribuam para as áreas de geração de energias a partir de fontes renováveis e o uso eco-eficiente da energia. São desenvolvidos projetos para novos tipos de energia, tais como energia photovoltaic, energia eólica, e outras energias alternativas.
Esta Área contempla um estudo detalhado sobre ações que podem ser realizadas em instalações elétricas de modo a utilizar de forma mais eficiente a energia elétrica. A partir do estudo da instalação e seu uso, é possível verificar quais os benefícios e melhorias a serem trazidos na instalação e também os resultados esperados, de forma que o projeto seja executado da maneira eficiente e eficaz.
A Área de Análise da Qualidade de Energia Elétrica estuda os procedimentos fundamentais para mitigar os principais fenômenos que afetam a qualidade de energia (os desequilíbrios de tensão, as interrupções e as elevações de tensão) no setor industrial, comercial, hospitalar, clínicas e laboratórios, permitindo a verificação do sistema elétrico e sua capacidade para suportar a operação de instalação e seus processos evitando apresentação de oscilações no sistema que comprometem a estrutura operacional que causam diversos prejuízos.